segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro


Hoje 18 de abril, dia internacional do livro, a Escola de Ensino Fundamental e Infantil Joaquim Pimenta vem deixar seu apoio e apreço por este instrumento único que enriquece e enobrece a alma e o intelecto humano.
                Essa data foi instituído pela UNESCO no ano de 1996. O dia dessa comemoração e o mês foram escolhidos tendo como base o fato de muitos escritores imortalizados por bestsseler, conhecido no mundo inteiro, nasceram e morreram nesse mês.
                A história do livro é antiga, perdendo-se nos primórdios do desenvolvimento social do homem. As primeiras representações desse instrumento se dava através de rolos de papiros, um tipo de papel usado pelos antigos egípcios, feito de uma planta típica da região.  Mas tarde surgiu o rolo de pergaminho um tipo de papel feito da pele do boi ou do carneiro, muito mais durável e resistente que o papiro. Na idade média, o livro já era como conhecemos hoje, mas tê-lo era privilégios de poucos, pois apenas a nobreza sabia ler e escrever e, além disso, estes possuíam preços altos devido serem escritos todos a mão. Somente com a invenção da máquina tipográfica, criação de Johann Gutemberg foi que o livro tornou-se mais acessível.
                Hoje esse rico instrumento tem sua disponibilidade ampla. Mesmo com o surgimento de tantas outras coisas de força mais poderosa no que tange a informação como a televisão, internet, o livro é o único entre eles que possui um sabor único, que possibilita uma viagem completa e resgata no ser humano o que existe de bom e o que pode ser somado para o bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário