sexta-feira, 3 de junho de 2011

PROJETO TEATRO NA ESCOLA



AUTOR DO PROJETO - MÁRCIO GOMES





ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
 E INFANTIL JOAQUIM PIMENTA








TEATRO NA ESCOLA


AUTOR
MÁRCIO GOMES





 

Tauá/CE

junho /2011



TEATRO NA ESCOLA


AUTOR DO PROJETO
ANTONIO MÁRCIO GOMES DE SOUSA










                 Projeto Teatro na Escola busca inserir no meio educacional da Escola de Ensino Fundamental e Infantil Joaquim Pimenta um mecanismo que possa ampliar a capacidade de formação social, desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno.
    







Tauá/CE

Junho - 2011







       SUMÁRIO







1- INTRODUÇÃO..............................................................3



2- OBJETIVOS..................................................................4



3- JUSTIFICATIVA............................................................5




4- REVISÃO TEÓRICA.....................................................6



5- METODOLOGIA...........................................................7



6- CRONOGRAMA...........................................................8



7- BIBLIOGRAFIA.............................................................9














 1-INTRODUÇÃO               



O teatro é uma arte milenar que consiste na execução de uma atividade, cujo objetivo é alimentar o intelecto humano e incentivar uma ampliação na visão que temos do mundo a nossa volta.

Essa arte estrutura-se em uma tríade composta por artistas, produção e público. Com base nessa tríade, se desenvolve as mais belas artes que se manifesta no espaço teatral, fazendo com que viajemos em um mundo de novos conhecimentos e prazeres, ao mesmo tempo em que nos faz desenvolver a análise, o questionamento, a curiosidade e o prazer de entender as coisas de uma forma mais profunda e sistêmica.

Assim podemos dizer que, o teatro é o instrumentos que resgata o homem de um estado linear cultural e o faz  aventurar-se em um estado mais profundo, complexo, inovador e excitante. Seus pensamentos, modo de ver, sua percepção e sua cognição são largamente ampliada fazendo com que responda melhor aos seus anseios e ao cotidiano do meio a onde vive.













2- OBJETIVOS                 



Objetivos Gerais

·         Ampliar a ação formadora social da Escola;

·         Fortalecer a formação intelectual da Escola;

·         Melhorar a interação social dos alunos com a vida e tudo que a influencia.

·         Incentiva o conhecimentos das artes em geral.

Objetivos Específicos



·         O teatro na escola será um instrumento para abrir portas ao aluno na busca por um conhecimento sistêmico, uma analise efetiva, uma ampliação nos aspectos de sua vida como cultura, realidade, política, social, literária e artística.

·         Ampliar o leque da cultura escolar, para que possa ser rompida a estagnação cultural que hora perpetua em nossa sociedade. A Escola nesse caso seria a base para que essa ampliação transbordasse e vencesse os limites da instituição podendo influenciar diretamente a sociedade como um todo.

·         Atuação disciplinadora do Teatro através de seus muitos mecanismos, sem coerção, mas sim por uma condução baseada na liberdade do aluno para que esse por si só escolha o melhor para ele e para os que compõem o meio em que atua.







3- JUSTIFICATIVA               



            A Escola de Ensino Fundamental e Infantil Joaquim Pimenta, sempre preocupada com sua participação na construção social e, portanto consciente do papel importante que a escola exerce sobre essa construção, vem vencendo suas limitações e buscando em um processo gradativo atualizar-se para que seus alunos possam responder com maior efetividade a nova realidade que hora surge ao horizonte turbinada pela globalização. O teatro na escola é de grande valia para que possamos preparar nossos jovens a caminho desse futuro que exigira flexibilidade, dinamismo e agilidade no pensar, no agir, no entender e na arte de analisar.

            Diante dessa premissa, essa ferramenta tornou-se relevante aos objetivos da Escola Joaquim Pimenta no que tange a preparar seus alunos e futuros cidadãos para essa nova era, a era da informação onde tudo acontecesse de forma rápida e volátil.

           










 4- REVISÃO TEÓRICA         

                    

            A arte teatral em seus primórdios tinha uma relação estreita com a religião. A primeira peça teatral que se tem registro aconteceu no antigo Egito, relacionado ao culto religioso de Ósiris.

            O teatro só veio perder sua conotação religiosa na Grécia antiga passando a possuir a essência que hoje o compõe, ou seja, características artística, culturais, educacionais, reformadora, formadora e incentivadora do desenvolvimento cognitivo humano.



... Com o passar do tempo, grandes inovações foram sendo adicionadas ao teatro grego, como a profissionalização, a estrutura dos espaços cênicos (surgimento do palco elevado) etc. Os escritores dos textos dramáticos cuidavam de praticamente todos os estágios das produções.



GOOGLE. A Origem e Evolução do Teatro. Disponível em< http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/aorigemeevolucaodoteatro.htm>. Acesso em 31 de maio de 2011.



            No Brasil, essa arte da encenação foi usada pelos padres jesuítas, com o objetivo de catequizar e educar os índios em um molde similar a cultura européia daquela época. Assim o teatro serviu como instrumento de socialização entre culturas tão diferentes, onde a mais forte dominava a mais fraca.

            O teatro na escola tem por objetivo  libertar o aluno do marasmo, da ignorância e incitá-la a um novo objetivo diante de uma cortina de novas possibilidade que se abrem em sua mente e em sua visão sobre a vida, resgatando assim no indivíduo crítica apurada, visão analítica e sistêmica do mundo em que está inserido.



O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo, em Portugal, parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo.

Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.

Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direccionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.



GOOGLE. Teatro na Escola. Disponível em< http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_na_escola>. Acesso em 30 de maio de 2011.



            Diante desses benefícios oferecidos por essa arte, podemos dizer que o aluno terá em seu futuro maior desenvoltura nas ações executadas em seu cotidiano, um olhar analítico sobre as situações que o cerca e conseqüentemente terá capacidade de inserir-se de forma homogenia ao ambiente que atua, buscando está sempre atualizações em relação a novos conhecimentos, novas tendências e direções sociais que se inserem cada dia em nossa realidade. Todos esses fatores o ajudaram desde a vida em família, como também profissionalmente, na vida sentimental e social.













         5- METODOLOGIA                 



            O processo de implantação do teatro na escola deve buscar em primeiro lugar um rápido processo de incentivo e quebra das resistências por parte dos alunos, através de cartazes e divulgações que incentive a participação desses.

            A colaboração dos membros da escola em geral na divulgação e incentivo, será de extrema importância para o êxito desse processo. Os professores em sala de aula devem abordar esse assunto de maneira suave e sutil, buscando um convite de maneira atrativa, sem usar de nenhum tipo de coerção para que o aluno possa aderir ao teatro.

            Ao terminar o processo de divulgação e incentivo, envolvendo toda a escola, será organizada uma palestra, que terá como objetivo expor os pontos positivos do teatro, e de está participando de um, tornando assim mais atrativo a adesão por parte dos alunos.

            De início os alunos selecionados serão os que estiverem mais motivados. Mas o propósito do projeto não engloba apenas aqueles alunos que estejam interessados, mas também alunos que estiverem de alguma forma causando desequilíbrio ao ambiente escolar e também aqueles alunos cuja participação possa lhe trazer algum benefício.

            Assim serão realizadas duas peças teatrais no decorrer do ano. Cada uma dessas peças acontecerá no final de cada semestre e terão o objetivo social de arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados pela escola as comunidades mais carentes da cidade.






6- CRONOGRAMA  



MES/ETAPAS
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Mês 5
Mês 6
Mês 7
Mês 8
Mês 9
Mês10
Mês 11
Produção do Projeto





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Escola das Pessoas que irão Coordenar o Grupo de Teatro





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Incentivo a adesão por parte dos alunos ao teatro





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Palestra sobre o Teatro e sua importância





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Escolha dos alunos que serão membros do grupo de Teatro






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Escolha do Nome do Grupo de Teatro com a Participação da Escola






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7-BIBLIOGRAFIA 



GOOGLE. Teatro na Escola. Disponível em< http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_na_escola>. Acesso em 30 de maio de 2011.



GOOGLE. A Origem e Evolução do Teatro. Disponível em< http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/aorigemeevolucaodoteatro.htm>. Acesso em 31 de maio de 2011.



GOOGLE. O Papel do Teatro na Escola: Reflexões acerca de algumas concepções. Disponível< http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Silveira.pdf>. Acesso em 30 de maior de 2011.



GOOGLE. Teatro Educativo. Disponível em< http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html>. Acesso em 29 de maio de 2011.


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