AUTOR: PROF. MICHEL SANTANA |
Apresentação
O conteúdo deste livro foi constituído baseado em relatos fornecido por uma diversidade de pessoas da nossa comunidade. Como o próprio nome diz essas informações foram extraídas do povo, por meio de relatos orais. Portanto não podemos assegurar com total certeza que as histórias aqui narradas são puramente reais.
Essa pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso realizado pelos alunos de 8º e 9º ano. O principal objetivo dessa pesquisa é desenvolver o ensino crítico do aluno e assim compreender definição de História, a ciência que se refere ao passado... É algo real. E estória que é o conto, algo inventado ou escrito por uma pessoa (ficção).
Os textos contidos nesta coletânea são frutos de pesquisas realizadas pelos próprios mediante o contexto histórico e social em que vivem.
Professor: Michel Santana.
Governo do Estado do Ceará Prefeitura Municipal de Tauá Secretaria Municipal de Educação EEIF Joaquim Pimenta CNPJ: 03.339.660/0001-88 INEP: 23258284 Email: escolajoaquimpimenta@hotmail.com Avenida José Waldemar Rêgo, 585. Bairro Alto do Cruzeiro. | ||
PROJETO
HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA…
Antonio Michel Santana Bezerra
Tauá – Ceará
2011
APRESENTAÇÃO
Este projeto “Histórias que o povo conta…” foi elaborado para ser realizado com os alunos das turmas de 8º e 9º anos. É um trabalho de incentivo a pesquisa e aprendizagem para o conhecimento de histórias que o povo conta, em nosso Município.
No decorrer da aplicação, os alunos irão desenvolver diversas atividades que farão refletir, pesquisar, descobrir, discutir e construir conhecimentos sobre histórias contadas, e daí então saberem diferenciar “História” de “Estória”.
JUSTIFICATIVA
O projeto “Histórias que o povo conta…” se realizará na EEIF Joaquim Pimenta, localizada na Rua José Waldemar Rêgo, 585, Alto do Cruzeiro, Tauá – Ceará, envolvendo os alunos do 8º e 9º anos, na disciplina de história.
Este projeto surgiu dos comentários dos alunos em sala de aula com relação a definição de “História” e “Estória”.
Desta maneira os alunos sairão para entrevistar moradores da comunidade, sobre histórias que o povo conta…
OBJETIVOS
GERAL
Elaborar um livro com as pesquisas realizadas pelos alunos sobre Histórias que o povo conta…, e assim trabalhar o conceito de “História” e “Estória”.
ESPECÍFICOS
· Desenvolver no aluno a curiosidade na perspectiva de diferenciar “História” de “Estória”;
· Buscar a capacidade do aluno em ouvir as histórias e estórias do povo e valorizar os causos contados;
· Estimular o aluno à pesquisa e exploração oral;
· Levar ao aluno a comunicação com as pessoas da comunidade;
· Proporcionar ao aluno conhecer melhor um pouco sobre a história local;
· Trabalhar nos alunos um pouco de ortografia.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Os alunos irão pesquisar durante 15 dias e apresentarão os textos para análises. Em seguida, culminância, socialização com a turma e elaboração do livro, totalizando um período de 25 dias.
RECURSOS
HUMANOS
· Professor;
· Alunos;
· Comunidade.
MATERIAIS
· TV e DVD para apresentação de vídeo sobre histórias contadas;
· Livros de histórias contadas;
· Papel ofício.
METODOLOGIA
· Aulas expositivas com recursos audiovisuais sobre histórias contadas.
· Levantamento de hipóteses sobre a definição de “História” e “Estória”.
· Expor para os alunos como iria acontecer o desenvolvimento do projeto e os objetivos: geral e específicos do mesmo.
· Propor aos alunos a pesquisa a ser realizada na comunidade sobre o tema.
· Culminância com os alunos sobre as histórias coletadas, onde os alunos irão contar suas “histórias” ou “estórias” para a turma, em uma roda de contação de história.
· Construção do livro “História que o povo conta…” com as pesquisas realizadas pelos alunos.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
Os alunos farão pesquisa oral com a comunidade sobre o tema onde será exposto para o grande grupo, para discussões dos pontos pesquisados. Avaliar ortografia, oralidade dos alunos na hora de contar e também a capacidade de diferenciar se a pesquisa é uma “História” ou “Estória”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário