AUTORA DO PROJETO |
EEFI. JOAQUIM PIMENTA
PÚBLICO ALVO - 9º ANO
DURAÇÃO - 4 SEMANAS
DISCIPLINA - LÍGUA PORTUGUESA
PROFESSORA - REJANE ALVES
SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A arte de desenhar para contar histórias é usada há milhares de anos Os homens das cavernas mostravam através de desenhos,cenas de suas caçadas e a partir das imagens desenhadas nas rochas era possível fazer uma leitura do ocorrido.
Podemos entender que a partir de então temos uma forma de comunicação não verbal que dá origem dá origem as narrativas visuais onde palavras são totalmente dispensáveis e sucessivamente a junção do visual e do verbal deu origem as atraentes HQs.
Embora as narrativas visuais sejam antigas as HQs só se popularizaram a partir do início do século XX, quando foram publicadas as primeiras tirinhas de jornal.
Elas são acima de qualquer suspeita, textos criativos, dinâmicos e certamente conhecidas dos alunos, portanto excelentes aliadas para o professor que busca meios de incentivar seus alunos a gostar de ler.
OBJETIVO GERAL:Podemos entender que a partir de então temos uma forma de comunicação não verbal que dá origem dá origem as narrativas visuais onde palavras são totalmente dispensáveis e sucessivamente a junção do visual e do verbal deu origem as atraentes HQs.
Embora as narrativas visuais sejam antigas as HQs só se popularizaram a partir do início do século XX, quando foram publicadas as primeiras tirinhas de jornal.
Elas são acima de qualquer suspeita, textos criativos, dinâmicos e certamente conhecidas dos alunos, portanto excelentes aliadas para o professor que busca meios de incentivar seus alunos a gostar de ler.
- Montar revistinhas de Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizando-se dos recursos lingüísticos, visual e verbal integrados ou ainda apenas visuais numa sequência de fatos que dispensem os códigos verbais,proporcionando reflexões sobre o uso da linguagem e suas funções.
- Promover através das HQs a o reconhecimento de linguagem verbal e não verbal, e suas funções lingüísticas.
- Explorar capacidades de interpretação e produção de HQs visando a elaboração de narrativas com divisão de roteiros e sequências numeradas.
- Compor textos seqüenciais utilizando-se dos conceito linguísticos e artísticos dessa modalidade.
- Estimular o gosto pela leitura visto que é um gênero bastante aceito pelos alunos e usa-lo como aliado parta identificar explorar e trabalhar a superação de dificuldades de leitura, escrita,interpretação e produção.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Leitura / interpretação /produção.
Elementos visuais e verbais (os balões, onomatopéias,metáforas visuais ,linhas de movimento).
Recursos lingüísticos (ortografia, fala das personagens, pontuação das HQs).
Linguagem verbal e não verbal.
METODOLOGIA:
- Aula expositiva:
Personagens e autores mais conhecidos.
- Rodas de leituras de HQs com seus sub Gênero (infantis,de humor, mangás, ficção científica, policiais, históricos,etc)
- Pesquisa extra classe para leitura própria de tirinhas humorísticas.(internet, livros, gibis...)
- Explanação em sala de cartazes e slides com recursos verbais (onomatopéias, pontuação...) e elementos visuais usado nas HQs. (balões, linhas de movimento metáforas visuais.)
- Atividades diversas de leitura e interpretação de Histórias em quadrinhos.
- Elaboração de tirinhas rápidas, individualmente
- Formação de grupos (3 membros) de trabalho para produção de HQs.
- Passo a passo como montar uma HQ, (slides demonstrativos) e exploração de tirinhas ou HQs curtas.
- Planejamento nos grupos, divisão e organização dos trabalhos para construção das HQs (3 historinhas por grupo,sendo uma com linguagem não verbal)
- Produção das HQs(trabalho iniciado em sala,com complementação extra classe)
- Revisão das histórias,textos e imagens, coletivamente no grupo com intervenções da professora.
- Montagem de revistinhas com as HQs produzidas pelo grupo
- Culminância: rodas de leitura das HQs produzidas pelos alunos
- Disponibilização das revistinhas na biblioteca da escola para uso de outros alunos.
Revistinhas de HQs diversas / papel ofício / Internet /computador/ data show/ lápis de cores /Xerox /Material de encadernação...
AVALIAÇÃO:
O objetivo avaliativo aqui não é o de medir capacidades, mas envolve-los ativamente motivando e inspirando o desenvolvimento de competências que envolvem o uso da língua.
Durante o estudo das HQs é possível diagnosticar dificuldades de aprendizagem dos alunos e encorajá-los a trabalhar para corrigi-las.
Portanto a avaliação proposta é a exploração de características básicas do gênero HISTÒRIAS EM QUADRINHOS e seu contexto de produção, estrutura textual e aspectos lingüísticos para que ao final os alunos sejam capazes de reconhecer recursos visuais e verbais que evidenciem o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas.
eu adoro essa escola
ResponderExcluirOtimo projeto.
ResponderExcluir