quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROJETOS - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS



AUTORA DO PROJETO











EEFI. JOAQUIM PIMENTA
PÚBLICO ALVO - 9º ANO
DURAÇÃO - 4 SEMANAS
DISCIPLINA - LÍGUA PORTUGUESA
PROFESSORA - REJANE ALVES



SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

       A arte de desenhar para contar histórias é usada há milhares de anos Os homens das cavernas mostravam através de desenhos,cenas de suas caçadas e a partir das imagens desenhadas nas rochas era possível fazer uma leitura do ocorrido.
      Podemos entender  que a partir de então temos uma forma de comunicação não verbal que dá origem dá origem as narrativas visuais onde palavras são totalmente dispensáveis e sucessivamente a junção do visual e do verbal deu origem as atraentes HQs.
      Embora as narrativas visuais sejam antigas  as HQs só se popularizaram a partir do início do século XX, quando foram publicadas as primeiras tirinhas de jornal.
      Elas são acima de qualquer suspeita, textos criativos, dinâmicos e certamente conhecidas dos alunos, portanto excelentes aliadas  para o professor  que busca meios de incentivar seus alunos a gostar de ler.
OBJETIVO GERAL:
  • Montar revistinhas de Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizando-se dos recursos lingüísticos, visual  e verbal integrados ou ainda apenas visuais  numa sequência de fatos que dispensem os códigos verbais,proporcionando reflexões sobre o uso da linguagem e suas funções.
OBJETIVOS ESPECÌFICOS:
  •   Promover através das HQs a o reconhecimento de linguagem verbal e não verbal, e suas funções lingüísticas. 
  •   Explorar capacidades de interpretação e produção de HQs visando a elaboração de narrativas com divisão de roteiros e sequências numeradas. 
  •   Compor textos seqüenciais utilizando-se dos conceito linguísticos e artísticos  dessa modalidade. 
  •   Estimular o gosto pela leitura  visto que é um gênero bastante aceito pelos alunos e usa-lo  como aliado   parta identificar  explorar e trabalhar a superação de dificuldades de leitura, escrita,interpretação e produção.
CONTEÚDOS:
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 
  Leitura / interpretação /produção. 
  Elementos visuais e verbais (os balões, onomatopéias,metáforas visuais ,linhas de movimento). 
  Recursos lingüísticos (ortografia, fala das personagens, pontuação das HQs). 
  Linguagem verbal e não verbal.

METODOLOGIA: 
  •   Aula expositiva:
O que são HQs e o que sabemos sobre elas.Um pouco de História...
Personagens e autores mais conhecidos. 
  •   Rodas de leituras de HQs com seus sub Gênero (infantis,de humor, mangás, ficção científica, policiais, históricos,etc) 
  •   Pesquisa extra classe para leitura própria de tirinhas humorísticas.(internet, livros, gibis...) 
  •   Explanação em sala de cartazes e slides com recursos verbais (onomatopéias, pontuação...) e elementos visuais usado nas HQs. (balões, linhas de movimento metáforas visuais.)
  
  •   Atividades diversas de leitura e interpretação de Histórias em quadrinhos. 
  •  Elaboração de tirinhas rápidas, individualmente 
  •   Formação de grupos (3 membros) de trabalho para produção de HQs.
  • Passo a passo como montar uma HQ, (slides demonstrativos) e exploração de tirinhas ou HQs curtas. 
  •   Planejamento nos grupos, divisão e organização dos trabalhos para construção das HQs (3 historinhas por grupo,sendo uma com linguagem não verbal) 
  •   Produção das HQs(trabalho iniciado em sala,com complementação extra classe) 
  •   Revisão das histórias,textos e imagens, coletivamente no grupo com intervenções da professora. 
  •   Montagem de revistinhas com as HQs produzidas pelo grupo 
  •  Culminância: rodas de leitura das HQs produzidas pelos alunos 
  •   Disponibilização das revistinhas na biblioteca da escola para uso de outros alunos.
RECURSOS:
 Revistinhas de HQs diversas / papel ofício / Internet /computador/ data show/ lápis de cores /Xerox /Material de encadernação...

AVALIAÇÃO:
      O objetivo avaliativo aqui não é o de medir capacidades, mas envolve-los ativamente motivando e inspirando o desenvolvimento de competências que envolvem o uso da língua.
      Durante o estudo das HQs é possível diagnosticar dificuldades de aprendizagem dos alunos e encorajá-los a trabalhar para corrigi-las.
      Portanto a avaliação proposta é a exploração de características básicas do gênero HISTÒRIAS EM QUADRINHOS e seu contexto de produção, estrutura textual e aspectos lingüísticos para que ao final os alunos sejam capazes de reconhecer recursos visuais e verbais que evidenciem o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas.    


                                   

Um comentário: