ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL JOAQUM PIMENTA
PROJETO
ALUNO
CONSCIENTE E PARTICIPATIVO
AUTOR
MÁRCIO
GOMES
TAUÁ-CE
Agosto/2011
Projeto Aluno Consciente e Participativo
Antonio Márcio
Gomes de Sousa
“A
estrutura da escola continua a mesma (...) O
que realmente mudou ao longo dos séculos foi o pensamento das pessoas que fazem
e freqüentam a escola.”
Fonte:
Diário do Grande ABC.
Tauá-ce
Agosto-2011
SUMÁRIO
1-
INTRODUÇÃO.........................................................................4
2-
OBJETIVOS.............................................................................6
3- JUSTIFICATIVA.......................................................................7
4- REVISÃO
TEÓRICA................................................................9
5-
METODOLOGIA......................................................................11
6-
CRONOGRAMA.......................................................................13
7-
BIBLIOGRAFIA.........................................................................14
1-INTRODUÇÃO
A indisciplina escola é um dos grandes
problemas que as instituições de ensino enfrentam nos dias de hoje. Nossos
alunos, inseridos em um contexto social que sofre diversas influencias como a
família, escola, amigos, meios de comunicações entre outros, muitas vezes
diante dessa diversidade complexa que cada contexto social atua, encontram confusos
e desorientados, principalmente os indivíduos em desenvolvimento como é o caso
da criança e do adolescente, fazendo com que estes muitas vezes se comporte de
uma maneira fora dos padrões das normas escolares e sociais.
Esse
desequilíbrio entre alunos e normas escolares tem como fonte, a facilidade nos
dias de hoje, do contato com várias redes sociais de diversas diferenças e
maneiras de atuarem. O avanço nos meios de comunicações aproximou de tal
maneira as culturas e costumes que tudo basicamente está em processo de
tornar-se muito semelhante mas não igual. Esse bombardeio de informações,
influencias, mistura de valores e costumes trazidas pela globalização não tem
ainda uma estrutura que seja um suporte correto a esse acontecimento,
principalmente em comunidades mais humildes que vivem a margem do
desenvolvimento econômico social que hora acontece no mundo.
Com
o objetivo de ser efetivo na condução do aluno a se reestrutura diante de um
meio social tão complexo, a escola surge como principal agente para essa
formação. No entanto encontra-se perdida em meio a esses acontecimentos e assim
hora tende a adotar um comportamento disciplinar flexível com seus alunos outra
hora tende a ser mais rígida, fazendo com que essa passe a impressão de
incerteza e insegurança causando no aluno certa descrença nos métodos utilizado
pela instituição.
O
projeto em questão vem busca uma nova roupagem ao papel formador e reformado da
conduta social do aluno pela escola, de uma maneira justa, participativa,
democrática e conscientizando esse sobre o seu papel na participação social da
escola e da comunidade.
Assim
propondo métodos flexíveis, democráticos e justos com base em instrumentos que
envolva leitura e trabalho social, a escola se desfaz das características da
sua atuação acusadora, inflexível e rígida para uma característica voltada ao
bem do aluno e por tanto, em nome dessa meta a alcança, atua de forma
responsável, amiga e dinâmica, fazendo o aluno infrator entender que o trabalho
da escola é guiá-lo pelo caminho da retidão, honestidade, compromisso e bem
estar social. Por tanto estando preocupada com a atuação do aluno no meio em
que vive, busca fazer com este compreenda seus erros e busque a correção deles,
ao mesmo tempo em que mostra ao aluno que para toda ação tem uma reação de
igual intensidade.
2- OBJETIVOS
Objetivos Gerais:
·
Maior efetividade na disciplina
escolar;
·
Métodos disciplinar flexíveis,
democráticos e participativos;
·
Visão de responsabilidade ampla do
aluno;
Objetivos Específicos;
·
Ensina que para toda uma ação do aluno
tem uma reação e ele deve está preparado para isso;
·
Trazer uma visão de responsabilidade
aos seus atos, como também fazer com que entenda o seu erro e queira por si só
corrigi-lo;
·
Alunos mais conscientes, a escola
torna-se mais produtiva e eficiente no seu papel de formadora social.
·
Ampliar a visão e o compromisso do
aluno com a responsabilidade, fazendo com que esse responda cada vez melhor a
meta escolar da formação do caráter desse perante a sociedade.
3- JUSTIFICATIVA
A comunidade escolar vem sofrendo desafios
no que diz respeito a formação do aluno. Este por muitas vezes parece esta
sempre desafiando as normas da escola e seguindo suas própria, muitas vezes de
maneira equivocada. Sabemos no entanto que, somos seres politicamente
organizados e as normas são essenciais para essa sobrevivência desse modelo,
não podendo o ser humano de maneira nenhuma se desfazer dessas e viver as suas
próprias. Entendemos que, ao criar suas próprias normas e infringir as que já
estão solidificadas, esse indivíduo tende a criar um processo gradativo de não
assimilar normas de tal forma que, isso vai influenciar diretamente na sua
maturidade quando estiver sob a égide normativa das leis judiciais.
Assim posso dizer que, esse projeto
se faz necessário para preparar o aluno, futuro cidadão contribuinte, a
respeitar e cumprir as normas que solidifica e possibilita a convivência
social.
Métodos como sermões, castigos de
caráter padronizados são insuficientes diante da complexidade que envolve o
aluno e sua realidade. A escola tem que de uma maneira conjunta com os pais,
núcleo gestor, professores, entender a realidade do aluno e identificar o pivô
daquele comportamento que hora causou desequilíbrio ao ambiente escolar.
No projeto em questão propomos uma
ação disciplinar flexível, analítica e efetiva. Precisamos atuar de maneira que
ajude o aluno e não somente fazer com que ele sinta seu erro através de alguma
ação disciplinar. Este precisar compreender, fazer um auto analise, perceber
que a escola não está contra ele mas a favor, buscando sempre o que é melhor
para sua vida. Para isso vamos precisar da participação de toda a comunidade e
principalmente dos pais que no contexto atual da escola encontram-se completamente
ausentes.
4- REVISÃO
TEÓRICA
Sabemos que a indisciplina escolar
já foi combatida de várias formas. Nos primórdios da escola a maneira como essa
situação era tratada baseava-se em métodos rígidos e inflexíveis que se
adequava ao modelo da instituição da época. A escola de início era um
instrumento de reprodução de conhecimento, possuindo duas vertentes sólidas o
poder exercido pelos mestres e os que eram subordinados a esse poder, ou seja, o
aluno. Assim podemos dizer que a atuação da escola era bem limitada e consistia
na época apenas na reprodução de conhecimento.
Contudo esse modelo era o necessário
para uma sociedade que ainda estava em processo de desenvolvimento lento. Assim
os costumes, culturas, filosofias eram sempre as mesmas já que a interação com
outros povos e outras culturas era muito rara. A formação social e cultural do
aluno estava intimamente ligada com a família e a comunidade em que pertencia.
Nos dias atuais a estrutura social
evoluiu, e para ser mais preciso continua evoluindo de uma forma cada vez mais
rápida. Nossa sociedade modifica-se a cada dia, turbinada pela globalização que
mistura as culturas, jogando em nossa realidade todos os dias costumes e
filosofias novas que se misturam com as já existentes, causando “o caos
necessário” para o surgimento de uma nova sociedade, igualitária, humana, ampla e receptiva.
Nossos alunos cada dia estão sob influencia ampla dessa enxurrada de
informações e conhecimentos, fazendo com que se percam nesse processo, sem um
rumo definido na sua formação social.
A participação da escola na
estruturação desse processo, conduzindo ao aluno por esse ambiente volátil e
incerto é relevante. A escola deve ser o norte para que seus alunos possam ter
como base e construir uma personalidade social produtiva e participativa.
A questão é que com a amplitude dos
meios que influenciam na formação da personalidade do aluno, a escola sozinha
não tem como efetuar seu papel de forma satisfatória. Por tanto necessita ampliar
sua atuação como formadora e reformadora educacional, englobando a participação
de toda a comunidade, ou seja, pais, professores, núcleo gestor, membros do
Conselho Tutelar, para assim responder a altura as transformações que essa diversidade
de conhecimentos traz ao aluno, e conduzi-lo para que essas transformações sejam
produtivas tanto no presente como no futuro.
5-
METODOLOGIA
O Projeto Aluno Consciente e
Participativo, consiste na elaboração normativa de caráter flexível para que
possa atuar de maneira efetiva na disciplina escolar. Assim é necessário o
olhar analítico, flexível, o conhecimento sistêmico sobre a situação envolvida,
e justiça no ato da execução dessas normas. Os envolvidos devem ter base nas
normas abaixo citadas mas, contudo devem levar o desfecho da situação que por
ventura se apresentar buscando elementos subjetivos que constitui o momento e
não apenas elementos objetivos.
Os processos de combate indisciplina
escolar se baseia em alguns pontos importantes como:
- Leitura: Ao se comportar de maneira inadequada em sala de aula ou no ambiente escolar o aluno deve ser chamada atenção, por um representante da escola (Professores ou outro funcionário que deseja efetuar essa atividade).
Nesse
processo serão oferecidos alguns livros dentro do limite de sua faixa etária o
grau de escolaridade. Dentre esses livros ele terá de escolher um, lê-lo e
conforme o decidido socializar de forma verbal em sala de aula o que leu ou em
forma escrita.
Esse
método corresponde a infrações de caráter leve, como conversar muito em sala de
aula ou participar de alguma atividade que perturbe o equilíbrio escolar, sem,
contudo ter danos psicológicos, morais ou físicos sobre os demais
participantes.
- Conscientização: O método consiste em atuar na profundidade de conscientização sobre o delito cometido pelo aluno. Assim pode se decidir por uma campanha escolar organizado por esse, que tenha o papel de informa os demais e fazê-lo compreender a gravidade da questão.
Nesse
caso o método responderá por delitos um pouco mais graves que tratem situações
de natureza constrangedora, educacional e social.
- Trabalho Social: O aluno realizara trabalhos sociais na escola, seja auxiliando em alguma atividade, seja restaurando o que este danificou. Esse ato disciplinar terá tempo limitado decidido em conjunto pelos participantes.
O
objetivo é fazê-lo compreender que os jovens, crianças e adolescente tem
direitos como qualquer ser humano e, portanto deveres. Assim para se ter
direitos é necessário zelar por eles.
Nesse
processo será necessária uma reunião com os pais, professores, responsáveis da
escola e membro do conselho tutelar para decidiram uma maneira correta de fazer
o aluno entender seu ato e compreender seu erro.
Deve-se nesse caso acontecer um
processo de acordo entre as partes, fazendo com que o aluno não se sinta
injustiçado, mas estimulado a buscar a correção de seu erro e a não cometê-lo
no futuro.
Antes
desse processo entrar em vigor no ambiente escolar, deve-se fazer uma reunião
primeiro com os funcionários da escola e em seguida com pais, alunos,
professores e responsáveis por esse processo, com o objetivo de esclarecimento
e a busca da aceitação dos objetivos e metas proposta pelo referido projeto.
6- CRONOGRAMA
Esse projeto deve ser implanta do
segundo semestre do ano e então assim segue o cronograma abaixo:
MES/ETAPAS
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Mês 1
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Mês 2
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Mês 3
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Mês 4
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Mês 5
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Mês 6
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Mês 7
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Mês 8
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Mês 9
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Mês10
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Mês 11
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Implantação do Projeto na escola
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x
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Reunião com os Funcionários
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x
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Reunião com pais e alunos
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Legitimidade o Projeto
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x
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7-BIBLIOGRAFIA
GOOGLE. Sobre a Crise
do Modelo Disciplinar da Escola. Disponível em:< http://www.assis.unesp.br/revistadiscenciapesquisa/docs/MachadoJrLBS_3.pdf
>.
Acesso em: 01 de junho de 2011.
GOOGLE. Indisciplina
na Aula. Disponível em:< http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/indisciplina.htm
>.
Acesso em: 01 de junho de 2011.
GOOGLE. Apresentação
do Projeto. Disponível em:< http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/projeto_indisciplina_escolar.pdf
>.
Acesso em: 02 de junho de 2011.
GOOGLE. A História das Escolas. Disponível em:< http://www.escolakids.com/a-historia-das-escolas.htm
>. Acesso em: 02 de junho de 2011.
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