quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto Aluno Consciente e Participativo


 

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL JOAQUM PIMENTA




PROJETO
ALUNO CONSCIENTE E PARTICIPATIVO

AUTOR
MÁRCIO GOMES







 

 

TAUÁ-CE

Agosto/2011

 




Projeto Aluno Consciente e Participativo


Antonio Márcio Gomes de Sousa

















                “A estrutura da escola continua a mesma (...)  O que realmente mudou ao longo dos séculos foi o pensamento das pessoas que fazem e freqüentam a escola.”

  Fonte: Diário do Grande ABC.       
   












Tauá-ce

Agosto-2011

   

 SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO.........................................................................4

2- OBJETIVOS.............................................................................6

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................7


4- REVISÃO TEÓRICA................................................................9

5- METODOLOGIA......................................................................11

6- CRONOGRAMA.......................................................................13

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................14










 1-INTRODUÇÃO          
   
      A indisciplina escola é um dos grandes problemas que as instituições de ensino enfrentam nos dias de hoje. Nossos alunos, inseridos em um contexto social que sofre diversas influencias como a família, escola, amigos, meios de comunicações entre outros, muitas vezes diante dessa diversidade complexa que cada contexto social atua, encontram confusos e desorientados, principalmente os indivíduos em desenvolvimento como é o caso da criança e do adolescente, fazendo com que estes muitas vezes se comporte de uma maneira fora dos padrões das normas escolares e sociais.
Esse desequilíbrio entre alunos e normas escolares tem como fonte, a facilidade nos dias de hoje, do contato com várias redes sociais de diversas diferenças e maneiras de atuarem. O avanço nos meios de comunicações aproximou de tal maneira as culturas e costumes que tudo basicamente está em processo de tornar-se muito semelhante mas não igual. Esse bombardeio de informações, influencias, mistura de valores e costumes trazidas pela globalização não tem ainda uma estrutura que seja um suporte correto a esse acontecimento, principalmente em comunidades mais humildes que vivem a margem do desenvolvimento econômico social que hora acontece no mundo.
Com o objetivo de ser efetivo na condução do aluno a se reestrutura diante de um meio social tão complexo, a escola surge como principal agente para essa formação. No entanto encontra-se perdida em meio a esses acontecimentos e assim hora tende a adotar um comportamento disciplinar flexível com seus alunos outra hora tende a ser mais rígida, fazendo com que essa passe a impressão de incerteza e insegurança causando no aluno certa descrença nos métodos utilizado pela instituição.
O projeto em questão vem busca uma nova roupagem ao papel formador e reformado da conduta social do aluno pela escola, de uma maneira justa, participativa, democrática e conscientizando esse sobre o seu papel na participação social da escola e da comunidade.
Assim propondo métodos flexíveis, democráticos e justos com base em instrumentos que envolva leitura e trabalho social, a escola se desfaz das características da sua atuação acusadora, inflexível e rígida para uma característica voltada ao bem do aluno e por tanto, em nome dessa meta a alcança, atua de forma responsável, amiga e dinâmica, fazendo o aluno infrator entender que o trabalho da escola é guiá-lo pelo caminho da retidão, honestidade, compromisso e bem estar social. Por tanto estando preocupada com a atuação do aluno no meio em que vive, busca fazer com este compreenda seus erros e busque a correção deles, ao mesmo tempo em que mostra ao aluno que para toda ação tem uma reação de igual intensidade.









2- OBJETIVOS     
           
Objetivos Gerais:

·         Maior efetividade na disciplina escolar;
·         Métodos disciplinar flexíveis, democráticos e participativos;
·         Visão de responsabilidade ampla do aluno;

Objetivos Específicos;

·         Ensina que para toda uma ação do aluno tem uma reação e ele deve está preparado para isso;
·         Trazer uma visão de responsabilidade aos seus atos, como também fazer com que entenda o seu erro e queira por si só corrigi-lo;
·         Alunos mais conscientes, a escola torna-se mais produtiva e eficiente no seu papel de formadora social.
·         Ampliar a visão e o compromisso do aluno com a responsabilidade, fazendo com que esse responda cada vez melhor a meta escolar da formação do caráter desse perante a sociedade.









3- JUSTIFICATIVA               

            A comunidade escolar vem sofrendo desafios no que diz respeito a formação do aluno. Este por muitas vezes parece esta sempre desafiando as normas da escola e seguindo suas própria, muitas vezes de maneira equivocada. Sabemos no entanto que, somos seres politicamente organizados e as normas são essenciais para essa sobrevivência desse modelo, não podendo o ser humano de maneira nenhuma se desfazer dessas e viver as suas próprias. Entendemos que, ao criar suas próprias normas e infringir as que já estão solidificadas, esse indivíduo tende a criar um processo gradativo de não assimilar normas de tal forma que, isso vai influenciar diretamente na sua maturidade quando estiver sob a égide normativa das leis judiciais.
            Assim posso dizer que, esse projeto se faz necessário para preparar o aluno, futuro cidadão contribuinte, a respeitar e cumprir as normas que solidifica e possibilita a convivência social.
            Métodos como sermões, castigos de caráter padronizados são insuficientes diante da complexidade que envolve o aluno e sua realidade. A escola tem que de uma maneira conjunta com os pais, núcleo gestor, professores, entender a realidade do aluno e identificar o pivô daquele comportamento que hora causou desequilíbrio ao ambiente escolar.
            No projeto em questão propomos uma ação disciplinar flexível, analítica e efetiva. Precisamos atuar de maneira que ajude o aluno e não somente fazer com que ele sinta seu erro através de alguma ação disciplinar. Este precisar compreender, fazer um auto analise, perceber que a escola não está contra ele mas a favor, buscando sempre o que é melhor para sua vida. Para isso vamos precisar da participação de toda a comunidade e principalmente dos pais que no contexto atual da escola encontram-se completamente ausentes.










 4- REVISÃO TEÓRICA         
                  
            Sabemos que a indisciplina escolar já foi combatida de várias formas. Nos primórdios da escola a maneira como essa situação era tratada baseava-se em métodos rígidos e inflexíveis que se adequava ao modelo da instituição da época. A escola de início era um instrumento de reprodução de conhecimento, possuindo duas vertentes sólidas o poder exercido pelos mestres e os que eram subordinados a esse poder, ou seja, o aluno. Assim podemos dizer que a atuação da escola era bem limitada e consistia na época apenas na reprodução de conhecimento.
            Contudo esse modelo era o necessário para uma sociedade que ainda estava em processo de desenvolvimento lento. Assim os costumes, culturas, filosofias eram sempre as mesmas já que a interação com outros povos e outras culturas era muito rara. A formação social e cultural do aluno estava intimamente ligada com a família e a comunidade em que pertencia.
            Nos dias atuais a estrutura social evoluiu, e para ser mais preciso continua evoluindo de uma forma cada vez mais rápida. Nossa sociedade modifica-se a cada dia, turbinada pela globalização que mistura as culturas, jogando em nossa realidade todos os dias costumes e filosofias novas que se misturam com as já existentes, causando “o caos necessário” para o surgimento de uma nova sociedade,  igualitária, humana, ampla e receptiva. Nossos alunos cada dia estão sob influencia ampla dessa enxurrada de informações e conhecimentos, fazendo com que se percam nesse processo, sem um rumo definido na sua formação social.
            A participação da escola na estruturação desse processo, conduzindo ao aluno por esse ambiente volátil e incerto é relevante. A escola deve ser o norte para que seus alunos possam ter como base e construir uma personalidade social produtiva e participativa.
            A questão é que com a amplitude dos meios que influenciam na formação da personalidade do aluno, a escola sozinha não tem como efetuar seu papel de forma satisfatória. Por tanto necessita ampliar sua atuação como formadora e reformadora educacional, englobando a participação de toda a comunidade, ou seja, pais, professores, núcleo gestor, membros do Conselho Tutelar, para assim responder a altura as transformações que essa diversidade de conhecimentos traz ao aluno, e conduzi-lo para que essas transformações sejam produtivas tanto no presente como no futuro.
           



 




         5- METODOLOGIA                 

            O Projeto Aluno Consciente e Participativo, consiste na elaboração normativa de caráter flexível para que possa atuar de maneira efetiva na disciplina escolar. Assim é necessário o olhar analítico, flexível, o conhecimento sistêmico sobre a situação envolvida, e justiça no ato da execução dessas normas. Os envolvidos devem ter base nas normas abaixo citadas mas, contudo devem levar o desfecho da situação que por ventura se apresentar buscando elementos subjetivos que constitui o momento e não apenas elementos objetivos.
            Os processos de combate indisciplina escolar se baseia em alguns pontos importantes como:

  • Leitura: Ao se comportar de maneira inadequada em sala de aula ou no ambiente escolar o aluno deve ser chamada atenção, por um representante da escola (Professores ou outro funcionário que deseja efetuar essa atividade).
Nesse processo serão oferecidos alguns livros dentro do limite de sua faixa etária o grau de escolaridade. Dentre esses livros ele terá de escolher um, lê-lo e conforme o decidido socializar de forma verbal em sala de aula o que leu ou em forma escrita.
Esse método corresponde a infrações de caráter leve, como conversar muito em sala de aula ou participar de alguma atividade que perturbe o equilíbrio escolar, sem, contudo ter danos psicológicos, morais ou físicos sobre os demais participantes.

  • Conscientização: O método consiste em atuar na profundidade de conscientização sobre o delito cometido pelo aluno. Assim pode se decidir por uma campanha escolar organizado por esse, que tenha o papel de informa os demais e fazê-lo compreender a gravidade da questão.
Nesse caso o método responderá por delitos um pouco mais graves que tratem situações de natureza constrangedora, educacional e social.

  • Trabalho Social: O aluno realizara trabalhos sociais na escola, seja auxiliando em alguma atividade, seja restaurando o que este danificou. Esse ato disciplinar terá tempo limitado decidido em conjunto pelos participantes.
O objetivo é fazê-lo compreender que os jovens, crianças e adolescente tem direitos como qualquer ser humano e, portanto deveres. Assim para se ter direitos é necessário zelar por eles.
Nesse processo será necessária uma reunião com os pais, professores, responsáveis da escola e membro do conselho tutelar para decidiram uma maneira correta de fazer o aluno entender seu ato e compreender seu erro.
            Deve-se nesse caso acontecer um processo de acordo entre as partes, fazendo com que o aluno não se sinta injustiçado, mas estimulado a buscar a correção de seu erro e a não cometê-lo no futuro.
Antes desse processo entrar em vigor no ambiente escolar, deve-se fazer uma reunião primeiro com os funcionários da escola e em seguida com pais, alunos, professores e responsáveis por esse processo, com o objetivo de esclarecimento e a busca da aceitação dos objetivos e metas proposta pelo referido projeto.

 






6- CRONOGRAMA  
            Esse projeto deve ser implanta do segundo semestre do ano e então assim segue o cronograma abaixo:

MES/ETAPAS
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Mês 5
Mês 6
Mês 7
Mês 8
Mês 9
Mês10
Mês 11
Implantação do Projeto na escola







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Reunião com os Funcionários







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Reunião com pais e alunos







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Legitimidade o Projeto








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7-BIBLIOGRAFIA 
GOOGLE. Sobre a Crise do Modelo Disciplinar da Escola. Disponível em:< http://www.assis.unesp.br/revistadiscenciapesquisa/docs/MachadoJrLBS_3.pdf
>. Acesso em: 01 de junho de 2011.
GOOGLE. Indisciplina na Aula. Disponível em:< http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/indisciplina.htm
>. Acesso em: 01 de junho de 2011.
GOOGLE. Apresentação do Projeto. Disponível em:< http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/projeto_indisciplina_escolar.pdf
>. Acesso em: 02 de junho de 2011.
GOOGLE. A História das Escolas. Disponível em:< http://www.escolakids.com/a-historia-das-escolas.htm
>. Acesso em: 02 de junho de 2011.



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